sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Deus descansou ?

.


Deus descansou ?




Algumas pessoas diminuem o Eterno, dizendo que ele descansou segundo o relato de Berishit 2.2 ( Gn 2.2  E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.)
Porém não é bem assim, vamos agora entrar em um campo místico agora ( Deus é místico; Místico: aquilo que a ciência humana tem dificuldade de explicar.) Não quero defender e nem muito menos, ofender qualquer tipo de crença a respeito do sábado; irei colocar aqui algumas informações, e cada um tire sua conclusão.
 Pensar que o Eterno descansou, é ter um pensamento muito pequeno! Eterno é Eterno, e ele não se fadiga Is 40:28 )




 Crenças religiosas, tem como base em Gn 2.2 aonde na maioria das traduções esta realmente '' descansou '', porém, o maior erro hoje em dia dos religiosos, é não ter desejo de pesquisar e estudar sobre as escrituras.

Nos escritos a qual foi escrito a Torá ( Pentateuco ), em hebraico, diz assim:


 וַיְכַ֤ל אֱלֹהִים֙ בַּיּ֣וֹם הַשְּׁבִיעִ֔י מְלַאכְתּ֖וֹ אֲשֶׁ֣ר עָשָׂ֑ה וַיִּשְׁבֹּת֙ (Gen 2:2 WTT)
vayechal Elohim boyom hash'vi mela ' chot - mikol asher assah shavat


Esta palavra וַיִּשְׁבֹּת֙ é shavat que significa cessou, parou. Eu poderia parar por aqui, pois já mostrei que o Eterno não descansou, mas sim, parou ou terminou seu trabalho. Mas quero trazer a parte interessante e mística do assunto.

Vejam que a palavra para definir ''cessou'' se usa as consoantes shin, beit/veit e tav.
Irei mostrar agora o significado místico de cada consoante, vejam:

A letra  שׁ  tem um significado de mudança, em hebraico shina. E com uma mudança de presença, e justiça ela é representada pelo o fogo ( eSh ). Shin é um fogo de purificação, elevação de espírito, conhecimento interior  e é uma palavra que traz a perspectiva de alegria ( Shimchá ), Shir ( canção ) schohk ( riso ). A palavra Shalom que muitos usam para paz é algo muito maior, shalom é uma paz de espírito, uma paz com o Eterno, e que com a palavra shalom encontramos novamente a consoante  שׁ  ( shin )

A letra  ב; a consoante beit traz consigo mistérios e encontros de criação, um comentário da Tanakh ( Midrash ) explica o porque que a consoante ''beit'' esta na primeira palavra das escrituras ( Berishit ) Diz o comentário que todas as letras apareceram diante do Eterno, mas o beit foi escolhido por causa disso, toda criação abençoara  ( Baruh ) Elohim ( Eterno ); glorificará o Eterno.
O Eterno é visto como   AV - Pai, vemos de novo o beit ai ( mesmo estando em veit ). Ele é visto como Pai, criador; o beit significa criação também.

  A letra  ת, o tava é a impressão de que a fé na onipresença do Eterno faz sobre a experiência da realidade.Seu valor de tempo da crença Judaica é o shabat ( sábado ). Esta fé passa como herança de geração em geração de mundo em mundo, como um reinado ( malchut ). A marca do Eterno ( na criação ) é a verdade ( emet ) compostas pelas letras finais das três ultimas palavras no relato da criação: ''Bara Elohim la'asot'' ( Eterno criou para fazer  ) A ultima letra é ''verdade'', a marca e o selo do Eterno.  אֱמֶֽת EMET, começando com a primeira consoante e terminado com a ultima consoante do alfabeto hebraico; o Eterno é a verdade do começo ate o fim.

Quando as pessoas usam o verbo descansar ( shabat ) é porque o Eterno parou, ou terminou e o santificou; não tem nexo usar a expressão ''descansar'' para o Eterno.


2 comentários:

Romario disse...

Quando dizem que Deus descansou não estão diminuindo Deus,pois esse descanso é RELACIONAL com Sua criatura,não por cansaço. A palavra shavat é da mesma raiz de shabat (parar o trabalho,descansar). Quando vc diz que "algumas pessoas" dizem tal coisa,precisa se aprofundar no que essas pessoas dizem!

Fernando lago disse...

esse romario aí tah mais perdido que cego em tiroteio,shabat e shavat eh a mesmo coisa doido,soh muda a pronuncia ,NAO SIGNIFICA DESCANSAR,O RAPAZ AÍ TAH CERTO,SIGNIFICA PAROU,CESSOU,VAI ESTUDAR HEBRAICO , PARE DE FALAR ASNEIRAS"